Na sua terra natal, os 4 rapazes eram intrusos, agora conduzem milhões de raparigas Europeias ao histerismo. Agora, a banda pop alemã mais bem sucedida está a tentar fazer isto no mercado mais difícil do mundo. Isto pode mesmo resultar.
A noite foi curta para Magna e Marsha. Desde manhã cedo, as gémeas de 17 anos estão à frente do Rockefeller Center em Manhattan. "Doze horas à chuva," gritam alegremente, como se tivessem passado o dia todo num parque de diversões. Ambas as americanas tremem um bocado porque só usam tops curtos. O que elas querem ver é 4 rapazes fortes de Loitsche. Eles actuam num programa de TV esta noite.
"T-O-K-I-O-H-O-T-E-L," grita Marsha. Do excitamento, a sua mala está a cair no chão. Maquilhagem, lápis para os olhos e lip gloss estão a rolar por todo o chão em direcção ao estúdio. "Levantem-se e mexam-se," foi dito às raparigas. O show está quase a começar, Conan O'Brien anuncia a banda alemã. "Tokio quê?" um velho na audiência sussurra para a sua mulher. Ela só levanta os seus ombros.
Na Europa os Tokio Hotel enchem os grandes recintos, agora a banda pop alemã mais bem sucedida quer conquistar o mercado da música mais importante, EUA. Um acto de coragem, desde que a maior parte de artistas europeus não o fazem no mercado dos Estados Unidos. Até super-estrelas como Robbie Williams ou Ronan Keating foram ignorados nos EUA, os alemães, Nena, Milli Vanilli, Scorpions e Rammstein fizeram um pouco de sucesso na América. Mas só se tratou disso.
O manager da Universal, a maior companhia discográfica, claro que sabe bem disso. Contudo, eles querem tentar expandir os Tokio Hotel no mundo inteiro. E como vai isso agora, vai bem. Há duas semanas o seu primeiro álbum nos EUA "Scream" (Schrei) saiu à venda. Esta semana entrou no top da Billboard no nº 39. Um grande sucesso que a banda alemã nunca tivera.
"Os rapazes são incríveis," diz Frank Briegmann, que conduz a Universal Alemã. "Com eles podemos escrever uma história pop." Nada menos do que conquistar o mundo inteiro está na sua mente. Se o movimento para a América resultar, no próximo ano, Ásia e Sul de África seguir-se-ão.
Os Tokio Hotel neste momento, são o maior seguro da companhia discográfica. Num tempo em que só ouves sobre companhias discográficas porque estão a perder nas suas vendas, isto merece ouro. Originalmente os rapazes fizeram contrato com a SonyBMG. Porque a companhia discográfica procurava novos talentos, o responsável deixou-os ir. O chefe da Universal assegurou-se da banda, o manager da SonyBMG foi "disparado". Direcção tola que também devia ser punida.
Os músicos entre 18 e 21 anos, ganham aproximadamente 3% dos 300 milhões de euros ganhos pela Universal Alemã. Desde que eles descobriram há 3 anos atrás os Tokio Hotel os Tokio Hotel venderam mais do que 5 milhões de álbuns - o que é bom. cerca de 30 a 40 milhões de euros. No topo disso vem um montante de 2 milhões para o merchandise de fans. Nenhuma outra banda vende tantos artigos para as fans.
A cada 8 semanas, Briegmann junta-se aos outros chefes da Universal. Normalmente o senhor de 40 anos traz uma lista com os as novas estrelas internacionais em Berlin, que irão ser vendidos na Alemanha. Embora, no Inverno de 2006 ele tivesse algo espantoso na sua mala de viagem. Os seus colegas ficaram entusiasmados com os Tokio Hotel, tal como as raparigas alemãs. Os Tokio Hotel tornaram-se a primeira banda alemã com "Estado de Prioridade!; o que significa, que todos os países da Universal têm que vender os álbuns dos rapazes de Magdeburgers no seu mercado. "Isso", diz Briegmann, "foi um soco."
Um soco, que foi especialmente lucrativo para a Universal Alemã. Sem fazer ou financiar nada, a companhia discográfica teve depois de um mês, 2% das vendas americanas enviados para a sua conta bancária. Este tipo de coisas só acontece normalmente aos outros à volta.
Até em países onde a Universal não está a fazer nada no mercado para os Tokio Hotel, graças às comunidades de fans construídas na Internet. Em Israel, os jovens recolheram 5000 assinaturas para ter a banda a tocar um concerto em Tel Aviv.
Tokio Hotel abriram uma janela que se tinha mantido fechada na industria há muito tempo. A idade inicial das fans ronda os 9 anos, não há muita competição neste grupo. Um bom efeito financial, porque a maioria da musica é comprada pelos pais. E esses não vão rapidamente à Internet para fazer o download das musicas ilegalmente. Compram os verdadeiros CD's em lojas, isto ainda existe.
Depois da jovem banda ter feito milhares de raparigas desmaiar e levar milhões à histeria, agora é a vez das Americanas. Desde o inicio de Maio, os jovens heróis estão em promoção pelos EUA e andam a dar entrevistas como loucos (esta expressão quer dizer que dão muitas entrevistas). A primeira vez em inglês, para ser dito "Nós só falávamos inglês na escola!", diz o cantor Bill. Ele di-lo um pouco embaraçado mas está caído num bom lugar (?). A revista de música "Rolling Stone" elogiou Bill "Pronuncia Extraordinária", porque tem o seu certo charme.
Quando Bill começou a cantar a primeira nota do single "Ready, Set, Go!" no estúdio de New York, as gémeas Marsha e Magda gritavam, caíram nos braços uma da outra. À volta, as convidadas mais velhas estão a tentar arranjar maneira de acalmar o som Rock. Algumas levavam as mãos aos ouvidos. Contudo, as gémeas olhavam com lágrimas nos olhos, como raparigas apaixonadas.
Mesmo assim, Bill agita a pequena audiência como se estivesse em frente a milhares de fans. O chefe Breigmann soube como reconhecer este talento, e em 2005 esteve lá. Antes de lançar o primeiro CD, os rapazes tiveram que tocar em frente a 300 managers da Universal em Berlim; "Esta é a maior unheard (?) audiência que podem imaginar, mas os rapazes agiram como reais profissionais."
Há duas coisas que fazem o milagre Tokio Hotel: As letras e a personalidade. Nas suas músicas falam sobre todos os problemas dos jovens como o amor, suicídio ou divórcio dos pais. Tal como, extraordinários são os próprios membros da banda, começando com o cantor androgéneo Bill com o seu cabelo de ouriço e lápis preto à volta dos olhos. O seu cabelo é feito: "com muito spray para o cabelo, e sem escovar"
Embora ele pareça feito, ele não é um fabrico da companhia discográfica. Aos 9 anos, começou a pintar o cabelo. Não é de estranhar que Bill e o seu irmão gémeo Tom (com as rastas) sentiam-se "extra-terrestres" na sua vila com apenas 700 habitantes. Juntos com os seus amigos Georg e Gustav, cresceu um dos melhores grupos do país. Algo que Bill, estava convencido desde o inicio que iria acontecer. Ele tem o símbolo dos Tokio Hotel tatuado na nuca, até antes do primeiro álbum sair à venda na Alemanha. Foi também ideia do Bill dar uma entrevista sobre estar doente depois da sua cirurgia às cordas vocais em Março: "Foi aborrecido para mim não ter nada para fazer."
Até durante o primeiro teste de actuações em Fevereiro os clubs de Los Angeles e New York esgotaram nas primeiras horas. Mias de 2000 dólares, foram pagos pelas fans no eBay para os bilhetes, enquanto o preço original era $18,50 dólares, O "New York Times" fez uma reportagem sobre eles, colocando-os em destaque. Até moveu a velha estrela de rock com a história da sua mulher (?), Tom: "Eu penso que comprei umas 100 cópias do jornal e trouxe-as comigo para casa."
Durante a sessão de autógrafos em Times Square, algumas lojas tiveram que fechar porque à volta delas estavam 500 raparigas. Marsha e Magda também estavam lá - acamparam lá foram por 2 dias. As duas raparigas descobriram os rapazes na Internet, à cerca de 4 meses. Para perceber as letras, estão a aprender Alemão com um dicionário. "Eles são tão giros," gritam elas depois da actuação na TV, irrompendo e cantando "Durch den Monsun".
Enquanto os seus pais levavam as raparigas para casa outra vez, o chefe Briegmann estavam nuns quarteirões à frente. Para celebrar este "momento histérico", ele convidou um grupo de managers alemães para os EUA. No hotel, a companhia fez uma reunião para ver a banda. Como rapazes educados, eles apertaram as mãos aos senhores mais velhos e agradeceram por terem vindo.
Também aqui, sempre esplêndidos: "Sim, estamos muito cansados," "Estamos contentes sobre como isto tudo está a correr," "Não, não festejamos, quando estamos em tour vamos para a cama cedo," "Claro que podemos assinar um autografo para a sua sobrinha," um dos managers está realmente feliz por finalmente ter conseguido uma foto com os rapazes. "Agora a minha ex-mulher não tem mais chances com o meu filho."
Depois a reunião com a banda chega ao fim, os convidados vão-se embora. Uma coisa que eles se lembrarão é que estes rapazes não têm 21 anos.
Tradução por: Pinky [Every TH]
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